UBA UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES

    A Universidade de Buenos Aires está localizada na cidade de Buenos Aires, e conta com diversos campi por toda a capital argentina e sua região metropolitana. É pública, laica, gratuita e independente. Mantida financeiramente pelo Estado, mas administrativamente independente, possuindo total autonomia.

    A qualidade do ensino na UBA é muito elevada, sendo classificada recentemente em 2016 como a melhor universidade da América Latina, na frente inclusive de universidades como a USP, UNICAMP, e todas as universidades federais, ou particulares do Brasil.

    Prêmios Nobel da UBA:
    Médicos e cientistas formados na UBA já receberam cinco Prêmios Nobel, sendo 3 na área de medicina. Segue abaixo a lista dos nomes dos profissionais premiados na área da medicina:

  • Dr. Bernardo Houssay, Prêmio Nobel de Fisiologia 1947, formado e ex-professor da Faculdade de Medicina da UBA - FISIOLOGIA;
  • Dr. Luis Federico Leloir, Prêmio Nobel de Química 1970, formado e ex-professor da Faculdade de Medicina da UBA - QUÍMICA;
  • Dr. César Milstein, Prêmio Nobel de Medicina 1984, formado na Faculdade de Medicina UBA -FISIOLOGIA
  • Ingresso:

    O ingresso na UBA é direto, sem processo seletivo.
    Ao contrário do que pode muitas vezes ser divulgado, não há curso de ingresso nem prova de ingresso na UBA. Muitos fazem confusão relativamente a isso, tendo em vista a existência do Ciclo Básico Comum.

    Este ciclo não é um processo seletivo, não é um curso de ingresso, não é um pre-grado, não é uma prova de vestibular. É apenas o primeiro dos ciclos do curso superior, ou seja, é o primeiro ano de faculdade. A maior parte do que for estudado nele será usado na carreira, e suas notas integram o histórico da graduação do aluno.

    O importante é ter em mente que o primeiro ciclo já e a faculdade, já faz parte do ensino superior. É o primeiro ano, e não um curso preparatório ou processo seletivo. Há sim que ser aprovado para seguir adiante no curso, mas isso acontecerá em todos os ciclos do curso escolhido, e não somente no Ciclo Básico Comum.


    UBA XXI
    UBA XXI é a principal modalidade através da qual pode ser cursado o primeiro ciclo (Ciclo Básico Comum). É uma modalidade inovadora e moderna, que se foca nos conhecimentos adquiridos pelo aluno, e estimula o senso de resposabilidade do indivíduo. Por este motivo, a partir de agora neste texto vamos nos referir ao UBA XXI como sendo sinônimo do Ciclo Básico Comum, ok?

    O UBA XXI, é o primeiro ciclo de todos os cursos, de todas as faculdades da Universidade de Buenos Aires, porém cada curso tem suas matérias, ou seja, cada carreira tem suas próprias matérias. Os cursos superiores na UBA não são obrigatoriamente divididos em anos, períodos ou semestres. São divididos em ciclos. O aluno não passa de ano, nem de período ou semestre, e sim avança para o próximo ciclo. Assim sendo, o primeiro ciclo, em todos os cursos na UBA é chamado de Ciclo Básico Comum (UBA XXI), com duração de 1 ano, e é composto de 6 matérias, devendo o aluno cursar até 4 matérias por semestre para as faculdades de medicina, odontologia e farmácia, e até 3 matérias por semestre para as demais carreiras.


    O UBA XXI não é cursado necessariamente no mesmo campus da faculdade escolhida. Suas aulas acontecem (para todos os cursos) na faculdade de medicina, e na faculdade de ciências econômicas.


    É importante salientar que na UBA, o aluno somente pode avançar para o próximo ciclo após aprovar em todas as matérias do ciclo em que está. Desta forma, o aluno só poderá avançar para o 2º ciclo, que no caso de medicina por exemplo, é o ciclo biomédico, após ser aprovado nas 6 matérias do UBA XXI.


    A carga horária do curso de medicina na UBA é de 8.140 horas-aula.