FUNDAÇÃO H. BARCELÓ

    O Instituto Universitário Héctor Barceló (se pronuncia Barcelô) é um centro universitário voltado exclusivamente para o ensino de carreiras da área da saúde. Dentre as faculdades particulares é a preferida dos brasileiros, por ser uma universidade considerada de alta qualidade, e com mensalidades bem mais acessíveis que de todas as outras particulares. A Barceló possui 5 campi, um na cidade de La Rioja, ao norte do país, outro na cidade de Santo Tomé, próximo ao Rio Grande do Sul, e outros 3 campi na cidade de Buenos Aires. O curso de medicina da Barceló tem como objetivo formar um médico com capacidade de exercer a pratica da medicina geral com os conhecimentos, a qualidade técnica, a ética profissional e o humanismo necessários ao cuidado e a promoção da saúde. Também visa que o formado tenha uma sólida base científica que o permita afrontar os novos problemas e dar continuidade com sua formação.

    Forma de Ingresso:


    Não há vestibular para ingresso na Barceló, o sistema de ingresso é direto, sem processo seletivo.
    Ao ser matrículado o aluno já iniciará o primeiro ano de faculdade.
    As aulas poderão ser cursadas no período da manhã, da tarde ou da noite. No primeiro ano se estudam 4 (quatro) matérias que são a base da carreira de medicina. As matérias são:

  • Anatomia
  • Química
  • Biologia
  • Antopologia Médica

    Antes do início do curso, quando o aluno ainda está no Brasil é necessário que o aluno participe de um curso online, virtual, de espanhol, com duração mínima de 2 semanas (porém que pode ter duração maior, de acordo com o quanto o aluno se esforce). Após isso o aluno estará apto a ser matriculado no curso.

    Durante o primeiro ano são realizadas três provas. Na primeira avalia-se o conteúdo relativo à metade inicial do curso, através de 200 questões de múltipla escolha, essa prova é chamada de ERA 1. Na segunda prova, avalia-se a metade final do conteúdo, da mesma maneira, essa avaliação também se dá através de 200 questões de múltipla escolha, essa prova é chamada de ERA 2. A terceira prova é O exame final, chamado de EFI. O aluno somente será aprovado em qualquer dos anos do curso na Barceló, a pós aprovação na EFI o qual no primeiro ano também contém 200 questões de múltipla escolha que avaliará os conhecimentos relativos a todo o conteúdo ministrado ao longo do primeiro ano. Para a aprovação na EFI, há que atingir a nota 4,00. Porém para atingir essa nota o aluno deverá acertar 60% da prova (e não 40% como poder-se-ia pensar).

    Com relação à frequencia em aulas, é preciso ter 80% de presença e participar de apresentações de trabalhos. Se não aprovar em uma das ERA’s, não poderá fazer a prova EFI, porém terá direito a uma recuperação, e caso não aprove neste recuperatório, não poderá seguir no o curso de medicina, e terá que recursar todas essas matérias do primeiro ano novamente.

    Caso Aprove nas ERA’s, mas não aprove na EFI, terá ainda mais 2 chances para fazer esta prova, e caso reprove em todas, deverá recursar todas as matérias do primeiro ano novamente.

    Duração do primeiro ano

    A duração do primeiro ano varia de acordo com o momento em que a pessoa o inicia.

    Desta forma, e levando-se em conta que as datas de início do primeiro ano são em maio, agosto, e janeiro, a pessoa que começa-lo em maio, estudará todo o conteúdo em 8 meses, de maio a dezembro. Já quem iniciar em agosto, cursará o primeiro ano intensivo, em apenas 4 meses, do final de agosto a dezembro. Por outro lado quem iniciar em janeiro fará o super-intensivo, em apenas 3 meses, de janeiro a março. A matéria dada em todos os casos será a mesma, porém uns terão mais tempo para estudar e passar, tendo um maior intervalo entre uma prova e outra e mais aulas para fixar e exercitar um determinado tema, e outros terão menos tempo, isso vai depender do momento escolhido pelo aluno para iniciar o primeiro ano.

    Duração do curso de medicina

    - Iniciando o primeiro ano em maio: 6 anos e 8 meses

    - Iniciando o primeiro ano em agosto: 6 anos e 4 meses

    - Iniciando o primeiro ano em janeiro: 6 anos.

    Mensalidades: $ 5.900,00 pesos

    Valor da matrícula: $ 4.500,00 pesos

    Valor do curso de espanhol: $ 350,00 pesos

    Para saber a taxa de conversão de pesos para reais, utilize a aplicação do Banco Central do Brasil abaixo, escolhendo a moeda Peso Argentino (há 2 opções de Peso Argentino, e você deve selecionar a 2º opção de peso argentino), e Real.