UBA XXI (UBA 21)


UBA XXI é uma modalidade de ensino utilizada no primeiro ciclo dos cursos superiores na Universidade de Buenos Aires (UBA). Ocorre que na UBA, os cursos superiores não são obrigatoriamente divididos em anos, períodos ou semestres. São divididos em ciclos. O aluno não passa de ano, nem de período ou semestre, e sim avança para o próximo ciclo. O primeiro dos ciclos é o Ciclo Básico Comum. Este ciclo básico é composto por matérias que a universidade entende que são necessárias e fundamentais para que o aluno consiga posteriormente entender o restante do curso. Algumas vezes estas matérias já são bem específicas e relacionadas com o curso escolhido (como é o caso das faculdades de Direito, Arquitetura, Cinema, etc). Em outros casos as matérias são básicas e aparentemente não são específicas, como é o caso do curso de medicina.

Ao longo da faculdade, cada ciclo tem uma duração específica, e no caso do Ciclo Básico, a duração é de 1 ano. Neste ciclo existem 6 matérias, devendo o aluno cursar até 4 matérias por semestre para as faculdades de medicina, odontologia e farmácia, e até 3 matérias por semestre para as demais carreiras. Dizemos "semestre" para melhor compreensão, porém na UBA os períodos são chamados de "Cuatrimestres", pois, o que para nós brasileiros, conhecemos como semestre, na UBA tem duração aproximada de 4 meses de aula efetivamente. Logo, 1 ano (de janeiro a dezembro) terá 2 cuatrimestres (dois períodos de quatro meses), um de março a julho e outro de agosto a dezembro. Por esse motivo algumas pessoas acreditam que o Ciclo Básico tenha duração de 8 meses. Entretanto na realidade a duração é de 1 ano, com 8 meses de aula e 4 meses de férias.

O UBA XXI é a principal modalidade de ensino utilizada neste primeiro ciclo. É revolucionária, e tem um índice de aproveitamento muito maior que a modalidade tradicional (que é a que estamos acostumados no Brasil).
Nela o aluno não tem o nome na chamada, porém terá aulas (chamadas de "tutorias"), às quais assistirá conforme o seu senso de responsabilidade, ou seja, nos dias e horários por ele escolhidos. Esta modalidade é utilizada apenas no primeiro ciclo (Ciclo Básico Comum). Nos demais ciclos é utilizado o sistema tradicional de ensino.

Como a frequência em sala de aula não é levada em consideração no sistema UBA XXI, caso a pessoa não queira assistir às aulas, poderá cursar o UBA XXI como uma modalidade de ensino à distância, estudando em casa (no Brasil, na Argentina, ou onde desejar) e comparecer apenas para fazer as provas.
Não recomendamos essa prática, pois as tutorias são extremamente úteis, importantes, e de qualidade. Porém é uma possibilidade, caso o aluno queira.

Como já dissemos o Ciclo Básico (que permite o estudo pela modalidade UBA 21) é o primeiro ciclo dos cursos superiores na UBA. Desta forma, o aluno só poderá avançar para o 2º ciclo (que no caso de medicina por exemplo, é o ciclo biomédico) após ser aprovado nas 6 matérias do UBA XXI (as 6 matérias deste primeiro ciclo cursadas pelo UBA XXI).

No primeiro ciclo (pelo UBA XXI), ao longo do semestre, o aluno realizará duas provas por matéria, que valem de 0 a 10 cada uma. A média destas duas provas deve ser 4,0, ou seja, pode tirar 4,0 e 4,0, ou 5,0 e 3,0, ou 6,0 e 2,0, ou 1,0 e 7,0, ou 0 e 8,0 (não importa desde que a média seja 4,0). Tendo esta média estará apto a fazer o exame final (na Argentina o exame final não é uma recuperação, mas sim uma prova obrigatória na maioria das vezes). No exame final, mais uma vez a nota que se deve tirar para aprovação é 4,0. Tendo tirado então 4,0 de média nas provas bimestrais (chamadas provas parciais), e tirando 4,0 no exame final, já aprovou naquela matéria.
Entretanto, se ao inves de ter média de 4,0 nas parciais, o aluno tiver uma média igual ou maior a 6,5 (que é arredondado para 7,0 porque na Argentina não existe nota fracionada) estará aprovado automaticamente sem necessidade de fazer o exame final.

Se o aluno tiver nos parciais uma média menor do que 4,0, deverá necessariamente recursar aquela matéria novamente desde o início.
Porém se tiver média igual ou maior a 4,0, fizer o exame final, mas nele tirar menos que 4,0, não estará aprovado, mas também não precisará recursar toda matéria, e sim poderá cursar outras matérias do mesmo ciclo, e fazer apenas o exame final nos próximos semestres, ou seja, uma vez que a pessoa tenha atingido a média necessária para prestar o exame final, não precisará mais cursar a matéria, mas somente fazer os exames finais até ser aprovado. Contudo há um limite de 3 realizações de exames finais em um período de até 2 anos. Caso após tentar 3 vezes o exame final e não ser aprovado, ou ainda que não chegue a tentar 3 vezes o exame final, mas passe mais de 2 anos sem aprovação naquela matéria, a pessoa deverá recursar a matéria toda do zero. Ao ser aprovado nas 6 matérias, terá concluído o 1º Ciclo do curso superior escolhido pela modalidade UBA XXI, avançará para o segundo ciclo - segundo ano (que no caso de medicina é o Ciclo Biomédico o qual tem duração de 2 anos e meio). Após isso, ainda falando no exemplo do curso de medicina, há o terceiro ciclo que é o ciclo clinico, com duração de mais 2 anos e meio, e por ultimo o ciclo internato com duração de mais 1 ano.

Achou interessante?

Aproveite para saber mais e tirar todas as suas dúvidas sobre a UBA, sobre outras universidades, sobre a vida na Argentina, e descobrir muitas outras informações. Clique nos botões abaixo e descubra tudo sobre sua nova vida na Argentina.



Descubra o passo a passo Matricule-se agora Informações sobre moradia Universidade de Buenos Aires

Custo de vida Por que não tem vestibular? Pacotes Ômega Prazos para matrículas