CBC

Na UBA, os cursos superiores não são obrigatoriamente divididos em anos, períodos ou semestres. São divididos em ciclos. O aluno não passa de ano, nem de período ou semestre, e sim avança para o próximo ciclo. O primeiro dos ciclos é o Ciclo Básico Comum. Este ciclo básico é composto por matérias que a universidade entende que são necessárias e fundamentais para que o aluno consiga posteriormente entender o restante do curso. Algumas vezes estas matérias já são bem específicas e relacionadas com o curso escolhido (como é o caso das faculdades de Direito, Arquitetura, Cinema, etc). Em outros casos as matérias são básicas e aparentemente não são específicas, como é o caso do curso de medicina.

Ao longo da faculdade, cada ciclo tem uma duração específica, e no caso do Ciclo Básico, a duração é de 1 ano. Neste ciclo existem 6 matérias, devendo o aluno cursar até 4 matérias por semestre para as faculdades de medicina, odontologia e farmácia, e até 3 matérias por semestre para as demais carreiras. Dizemos "semestre" para melhor compreensão, porém na UBA os períodos são chamados de "Cuatrimestres", pois, o que para nós brasileiros, conhecemos como semestre, na UBA tem duração aproximada de 4 meses de aula efetivamente. Logo, 1 ano (de janeiro a dezembro) terá 2 cuatrimestres (dois períodos de quatro meses), um de março a julho e outro de agosto a dezembro. Por esse motivo algumas pessoas acreditam que o Ciclo Básico tenha duração de 8 meses. Entretanto na realidade a duração é de 1 ano, com 8 meses de aula e 4 meses de férias.

Como já dissemos o Ciclo Básico é o primeiro ciclo dos cursos superiores na UBA. Desta forma, o aluno só poderá avançar para o 2º ciclo (que no caso de medicina por exemplo, é o ciclo biomédico) após ser aprovado nas 6 matérias do CBC (as 6 matérias deste primeiro ciclo cursadas pelo CBC).

No primeiro ciclo (o CBC), ao longo do semestre, o aluno realizará duas provas por matéria, que valem de 0 a 10 cada uma. A média destas duas provas deve ser 4,0, ou seja, pode tirar 4,0 e 4,0, ou 5,0 e 3,0, ou 6,0 e 2,0, ou 1,0 e 7,0, ou 0 e 8,0 (não importa desde que a média seja 4,0). Tendo esta média estará apto a fazer o exame final (na Argentina o exame final não é uma recuperação, mas sim uma prova obrigatória na maioria das vezes). No exame final, mais uma vez a nota que se deve tirar para aprovação é 4,0. Tendo tirado então 4,0 de média nas provas bimestrais (chamadas provas parciais), e tirando 4,0 no exame final, já aprovou naquela matéria.
Entretanto, se ao inves de ter média de 4,0 nas parciais, o aluno tiver uma média igual ou maior a 6,5 (que é arredondado para 7,0 porque na Argentina não existe nota fracionada) estará aprovado automaticamente sem necessidade de fazer o exame final.

Se o aluno tiver nos parciais uma média menor do que 4,0, deverá necessariamente recursar aquela matéria novamente desde o início.
Porém se tiver média igual ou maior a 4,0, fizer o exame final, mas nele tirar menos que 4,0, não estará aprovado, mas também não precisará recursar toda matéria, e sim poderá cursar outras matérias do mesmo ciclo, e fazer apenas o exame final nos próximos semestres, ou seja, uma vez que a pessoa tenha atingido a média necessária para prestar o exame final, não precisará mais cursar a matéria, mas somente fazer os exames finais até ser aprovado. Contudo há um limite de 3 realizações de exames finais em um período de até 2 anos. Caso após tentar 3 vezes o exame final e não ser aprovado, ou ainda que não chegue a tentar 3 vezes o exame final, mas passe mais de 2 anos sem aprovação naquela matéria, a pessoa deverá recursar a matéria toda do zero. Ao ser aprovado nas 6 matérias, terá concluído o 1º Ciclo do curso superior escolhido, avançará para o segundo ciclo - segundo ano (que no caso de medicina é o Ciclo Biomédico o qual tem duração de 2 anos e meio). Após isso, ainda falando no exemplo do curso de medicina, há o terceiro ciclo que é o ciclo clinico, com duração de mais 2 anos e meio, e por ultimo o ciclo internato com duração de mais 1 ano.

Achou interessante?

Aproveite para saber mais e tirar todas as suas dúvidas sobre a UBA, sobre outras universidades, sobre a vida na Argentina, e descobrir muitas outras informações. Clique nos botões abaixo e descubra tudo sobre sua nova vida na Argentina.


Descubra o passo a passo Matricule-se agora Informações sobre moradia Universidade de Buenos Aires

Custo de vida Por que não tem vestibular? Pacotes Ômega Prazos para matrículas